A vida fascinante de Dolores del Rio, a bomba latina

María de los Dolores Asúnsolo y López Negrete, mais conhecida como Dolores del Río, nasceu em Durango, México, em 1904. Foi um ícone do cinema mexicano e uma das primeiras actrizes latino-americanas a ter sucesso em Hollywood. Com uma carreira de mais de cinco décadas, destacou-se pela sua elegância e talento em filmes clássicos como María Candelaria e Flor Silvestre. Pioneira e símbolo da Era de Ouro do cinema mexicano, seu legado artístico perdura como referência de beleza e sofisticação na história do cinema internacional.

A infância de Dolores

Dolores del Río nasceu no seio de uma família rica e aristocrática. Desde muito cedo, mostrou interesse pela arte e pela dança, influenciada pelo requinte da sua educação. A sua infância foi passada entre a opulência e a tradição, com uma educação rigorosa em escolas exclusivas.

A infância de Dolores

No entanto, a Revolução Mexicana afectou a estabilidade da família, o que a levou para a Cidade do México, onde o destino de Dolores começou a tomar forma no mundo do espetáculo.

A Revolução

Durante a Revolução Mexicana, que teve lugar entre 1910 e 1920, a família de Dolores perdeu todos os seus bens. As elites de Durango estavam em perigo devido à insurreição liderada por Pancho Villa, o que levou a família Asúnsolo a fugir.

A Revolução

O pai refugiou-se nos Estados Unidos, enquanto Dolores e a mãe fugiram de comboio para a Cidade do México, disfarçadas de camponesas. Em 1912, conseguiram reunir-se na capital, onde encontraram proteção sob o governo do presidente da época.

A dança na sua vida

Como muitas jovens na adolescência, Dolores tinha uma paixão pela dança, que nasceu quando a sua mãe a levou a ver um espetáculo da famosa bailarina russa Ana Pavlova. Dolores ficou tão impressionada que quis tornar-se bailarina.

A dança na sua vida

A sua vocação foi reafirmada depois de assistir a um espetáculo de Antonia Mercé "La Argentina" na Cidade do México e foi nesse momento que decidiu frequentar aulas de dança.

Quem era o seu marido?

Em 1921, quando tinha 17 anos, Dolores participou num baile de beneficência organizado por senhoras da alta sociedade para apoiar um hospital. Nesse evento, conheceu Jaime Martínez del Río y Viñet, um aristocrata de uma das famílias mais ricas da época.

Quem era o seu marido?

Começaram logo um romance e, após dois meses de namoro, casaram-se a 11 de abril no rancho La Hormiga, propriedade da família Martínez del Río. Jaime dá-lhe o seu apelido artístico e permite-lhe manter o estatuto social a que estava habituada.